Pequenas Atitudes Podem Fazer a Diferença

on domingo, 31 de outubro de 2010

SUSTENTABILIDADE

Nos últimos anos o termo Sustentabilidade cada vez mais, vem ganhando espaço na mídia, chamado a nossa atenção para que tomemos consciência de que somos responsáveis pelo que está acontecendo com o nosso planeta e consequentemente por nossa vida. Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim visando o futuro.
No nosso dia a dia será que estamos sendo sustentáveis? Se não estamos, podemos começar com pequenas e simples atitudes, que farão uma grande diferença para meio ambiente como diminuir ou até banir de vez o uso de sacola plástica. Também é importante fechar bem as torneiras, evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casa. Evite lavar as calçadas, separe os objetos recicláveis dos não recicláveis.
Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua, lugar de lixo é no lixo.
Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes mais compactas também ajuda muito a economizar energia e preservar o ambiente. Mantenha fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los. Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, for caminhando a pé ou de bicicleta é além de tudo muito mais saudável. Ensine as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e incentive seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo. Não provoque queimadas. Se ficar hospedado em hotéis, deixe claro que não precisa trocar as suas roupas de cama e banho todos os dias. Se não fazemos isto em casa porque tem que ser feito lá? É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta.
Vale sempre lembrar que a possibilidade de alcançarmos o desenvolvimento sustentável depende primeiramente, de cada um de nós.

0 comentários:

Postar um comentário